sábado, 22 de outubro de 2011

Mamãe!

A Stella falou MAMÃE! Direitinho assim: MAMÃE. E não falou só uma vez, falou váriasssssss. Vou lá morrer de tanto orgulho e já volto.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

17 meses

Depois que a Teté completou um ano eu acabei parando com os posts mensais sobre a evolução dela e acho que cometi um erro, porque as coisas vão acontecendo tão rapido e sem os registros a coisa acaba se perdendo.

Então hoje, aproveitando que minha grande pequena completa 17 meses, vou listar as fofurices que fazem parte do repertório mais fofo já visto no mundo:

- ela imita sem pestanejar os seguintes animais: coelho (essa é velhaaaa), cachorro, cobra, porco, elefante, gato, passarinho, macaco, vaca e cavalo. Também reconhece todos esses bichos nos livros e quando os vê por aí.

- ela imita também avião, carro e a risada da Lolô 

 - ela fala: papai, tia titi, bobó (vovó), cocô (não falar mamãe, mas falar cocô é punk), au-au, gol (quando ela vê uma bola), tetê (para a mamadeira), esse, isso, papel, lapis, teté (apelido dela), cocó (para o DVD do Cocoricó e para galinha), aga (para água) e já falou algumas vezes Stella. O escasso vocabulário não a impede de sair falando. Ela passa o dia todo conversando na linguinha dela que cada dia mais se aproxima da nossa.

- quase sempre que a gente pede um abraço bem forte ela dá. O abraço vem acompanhado de um "ownnn" e tapinhas nas costas.

- ela sempre dormiu a noite a noite toda, mas precisava que a gente ficasse no quarto, ao lado do berço, até ela cair no sono. Desde que voltamos de viagem ela começou a dormir sozinha quando deixamos ela no quarto. (ou seja, o que era bom conseguiu ficar ainda melhor. posso????)

- ela entende TUDO, absolutamente TUDO o que a gente fala. As vezes a gente fica até meio em choque qdo vê ela reagindo a alguma coisa que falamos que tinhamos certeza que ela não estava entendendo. É óbvio que ela por diversas vezes finge que não entendeu, mas fica muito nítido que é quando não interessa. Sabe como?

- ela conhece todos os personagens da Disney. Aponta com precisão o Mickey, a Minnie, o Donald, a Margarida e o Pateta.

- ela aprendeu com a Gabi a fazer "Picaboo" e adora ficar com as maozinhas tapando o olho. As vezes ela faz Picaboo comigo e depois quer fazer com o pai, que está na sala. Aí ela sai andando com os olhos fechados  pela casa e quase se estabaca na parede. ai ai ai...

- ela dança balançando os bracinhos e fazendo uma espécie de sapateado com os pezinhos. Isso é fofo demais.

- ela está longe de ser uma criança birrenta, mas começou a ter alguns mini ataques de birra. Outro dia beliscou o meu rosto e as vezes quando queremos tirá-la de algum lugar ela "desmonta" e tenta se jogar pra trás. Ainda bem que foram raras as vezes e ela aparentemente entendeu que aquilo estava errado. As birras não duram mais de alguns segundos, salvo por 1 vez que ela chorou por alguns minutos na viagem porque não ganhou um cookie, mas foi um fato isolado que não se  repetiu mais. Acho que foi porque ela viu que ficamos ZERO afetados pelo drama.


- ela tenta se vestir sozinha há muito tempo, mas ultimamente tem conseguido de fato por a meia sozinha.

- durante o banho ela gosta de nos ajudar e gosta que a gente ponha sabão na mão dela pra ela lavar os pezinhos e a barriga. Depois do banho ela também gosta de ajudar a passar o hidratante.

- ela ama escovar os dentes e tomar banho. Até hoje nunca reclamou de ter que fazer nenhum dos 2. As vezes fica triste quando a tiramos do banho.

- ela está aprendendo que depois de brincar tem que guardar e quase sempre nos ajuda a colocar as coisas no lugar.

- ela adora desenhar. ela as vezes usa a mão direita, mas na grande maioria das vezes continua preferindo a esquerda para segurar o lápis, reforçando a nossa antiga suspeita de que ela possa ser canhota.

- ela nunca ficou doente, nem resfriada. Quando tem um dente nascendo, no dia mais crítico, ela fica meio emburradinha e com um pouquinho de corisa.

- ela tem 8 dentinhos.

- ela ama as minhas bijous e por ela fica o dia todo com pulseiras nos braços.

- ela continua comendo feito um elefante e engordando feito uma formiguinha. Ela está também crescendo a olhos nus. Uma verdadeira top.

- ela é super simpática com todos, manda beijo, dá tchau, faz gracinhas e tudo, mas claramente tem o seu campo de conforto e não curte muito grandes aproximações

- ela está começando a curtir bastante as bonecas no estilo nenê. Finge que está dando de mamar, colocando para dormir e talz. Fofo de tudo.

- ela as vezes finge que está dormindo e imita um ronquinho. rsss

- quando perguntamos se ela está relaxada ela deita e se espalha toda.

- antes, pela manhã, a gente colocava ela no nosso meinho da cama e enrolava ela pelo menos 1 hora. Hoje em dia ela só fica na cama até terminar o tetê. Depois quer ir pra sala brincar.

Ufaaaa. Certamente ela faz muito mais coisa, mas é impossivel registrar tudo. Muitas das coisas que coloquei aí na listinha ela já faz há bastante tempo, mas como não tinha registrado achei que valia colocar aqui. :)

Eita fasezinha boa :)

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Como foi- parte 4- Tio Duda

A Stella nasceu bem no dia do aniversário do Tio Duda. A gente brinca que além dessa coincidência, ela tem outras semelhanças com o tio: é extremamente parecida com ele quando pequeno, ela sempre poe a linguinha pra fora quando está concentrada, não pode ver uma superfície sólida que começa a batucar e é muito simpática.

A gente tava bem curioso pra ver como seria o encontro dessas 2 figurinhas...

 Aí que vimos uma cena muito atípica da Stella quando eles se conheceram: ela quis ir no colo dele logo de cara. OK OK, ela não é uma criança chata nem antipática, muito pelo contrário, é fofíssima e sempre faz gracinhas pra quem quer que seja. No entanto ela tem um campo de conforto dela. Prefere não ir no colo alheio e demora um tempo pra dar confiança pras pessoas. Então, ela PEDIR pra ir no colo logo de cara ...

Ela não podia ver o tio que queria colo e saía do NOSSO colo pra ir pro dele (outra coisa que ela raramente faz).

Ou seja, pra ela rolou com ele uma ultra identificação. Pena que ficamos em San Diego só um finalzinho de semana.... Ainda bem que em dezembro ele está por aqui!!!



sábado, 8 de outubro de 2011

Como foi - Parte 3- Tia Titi

O que a Stella achou da Sissi? Fácil responder essa pergunta se eu contar que ainda aqui no Brasil ela acorda e vem pra sala procurar a Tia Titi. Quando estamos chegando em casa ela quer saber se a Tia Titi vai estar. Se vamos sair ela quer saber se vamos ver a Tia Titi.

Ela se apaixonou pela tia e se divertiu muito com ela.

Todo dia ela acordava e logo queria ir acorda-la (e sempre conseguia- sorry Sissi). Qdo saíamos todos no carro ela ficava olhando admirada para a Sissi esperando a próxima brincadeira, que sempre vinha.

E a tia Sissi fez por merecer todo o amor: brincou horrores com a Stella, ficou de babá no meu aniversário, aguentou toda a nossa bagunça e até xixi na roupa ela levou (rss. sorry 2).

Esse amor todo teve consequencias e é óbvio que a Stella aprendeu a falar Tia Sissi antes de falar mamãe. Na verdade é Tia Titi que ela fala, mas ficou tão fofo esse tia Titi que dá vontade que ela fale errado pra sempre :)

(além do amor teve tb "só um pouquinho" de lavagem cerebral...  a sissi repetia mil vezes por tia tia sissi, mas abafa e vamos deixar tudo por conta do amor. hahahahaha. aí vc me diz: "faz a mesma coisa, sua boba!". e eu te digo: faço mil vezes por dia e ela responde PAPAI. abafa 2.).

Estou muito feliz que em dezembro a tia Titi chega com a Gabi e a Stella vai poder continuar aprendendo e se divertindo um montão!



sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Como foi - parte 2- Gabi

A gente sempre mostrou fotos para Stella da Sissi, Gabi e do Duda.

Sempre quisemos muito que quando ela conhecesse todo mundo, o rostinho deles já não fosse uma novidade e que ela soubesse, de alguma forma, quem eles eram e o quanto eram importantes.

Descobrimos, logo que chegamos lá, que a tática super funcionou. Ela demorou 1 ou 2 minutinhos pra se soltar (como faz com a família aqui do Brasil também), mas logo os reconheceu.

É engraçado, que apesar disso a reação com cada um foi bem diferente. Hoje vou contar um pouco como foi com a Gabi.

Ela ficou enlouquecida com a Gabi.

Logo de cara, no aeroporto, ela começou a abraça-la. Juro que só lá ela deve ter abraçado a priminha umas 10 vezes seguida.

                                 Gabi e Stella no aeroporto





Daí pra frente a admiração só aumentou.Tudo o que a Gabi fazia ela queria igual. A Gabi estava comendo? Ela queria. A Gabi estava pintando? Ela queria. A Gabi estava no quarto? Ela ia atrás. Uma coisa de tão fofo.

Toda hora que a Gabi estava sentada vendo TV, lá vinha a Stella e sentava no seu colinho.

                            Stella e Gabi no restaurante

                                
                       Stella e Gabi brincando na sala da casa da Tia Titi



             Stella no colinho da Gabi assistindo a um show na Disney
                                                           
                                                  

Um dia levamos as 2 para o parque e falamos para a Stella que ela tinha que ficar de mãos dadas com a Gabi para não se perder. Na hora ela pegou a mão dela e não soltou até chegar na balança. Morri.

                                   Stella e Gabi no parque



 
A Gabi foi o tempo todo uma priminha mais velha incrível. No começo senti que ela se frustrou um pouco, porque achou que ia poder ensinar muitas coisas pra Stella, que elas fariam coisas divertidas juntas e quando percebeu que a dinâmica com um bebê é outra, não achou assim tão legal. Fiquei impressionada, no entanto, com a velocidade que ela virou o jogo e percebeu a responsabilidade de ser uma priminha mais velha.

Ela me ajudava a trocar a fralda, trocar a Stella, dar comida, tirava as coisas "perigosas" da mãozinha dela, conversava para explicar quando não podia fazer alguma coisa...
 
A menininha de ouro, linda de viver. Me orguho de ter a chance de ser tia dela, mesmo que não de sangue e quero fazer de tudo para que a Stella sempre possa ficar perto dessa princesinha. Ela certamente será a sua fã número 1.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Como foi - parte 1

Voltamos!!!

Foram apenas 15 dias, mas tenho várias coisas pra contar. Como o post ficaria enorme, achei que valia dividi-lo em pequenas pílulas que virão nos próximos dias.

O saldo da nossas primeiras férias de verdade com a Stella foram positivissimos. Ela, como já era de se esperar, foi um amor de menina e colaborou muito para que os dias fossem deliciosos e muito menos casativos do que eu esperava.

Outra coisa que certamente ajudou muito foi a super hospitalidade da Tia Titi (ué, não era Sissi? aguardem post específico) e da priminha Gabi. Elas foram demais, não reclamaram da mega zona que a casa virou nessas 2 semanas e fizeram de tudo pra nos agradar. Não temos nem por onde começar a agradecer.

Como o voo de volta foi interminável, estou super cansada hoje, mas prometo posts logo logo contando detalhes.