Depois que a Teté completou um ano eu acabei parando com os posts mensais sobre a evolução dela e acho que cometi um erro, porque as coisas vão acontecendo tão rapido e sem os registros a coisa acaba se perdendo.
Então hoje, aproveitando que minha grande pequena completa 17 meses, vou listar as fofurices que fazem parte do repertório mais fofo já visto no mundo:
- ela imita sem pestanejar os seguintes animais: coelho (essa é velhaaaa), cachorro, cobra, porco, elefante, gato, passarinho, macaco, vaca e cavalo. Também reconhece todos esses bichos nos livros e quando os vê por aí.
- ela imita também avião, carro e a risada da Lolô
- ela fala: papai, tia titi, bobó (vovó), cocô (não falar mamãe, mas falar cocô é punk), au-au, gol (quando ela vê uma bola), tetê (para a mamadeira), esse, isso, papel, lapis, teté (apelido dela), cocó (para o DVD do Cocoricó e para galinha), aga (para água) e já falou algumas vezes Stella. O escasso vocabulário não a impede de sair falando. Ela passa o dia todo conversando na linguinha dela que cada dia mais se aproxima da nossa.
- quase sempre que a gente pede um abraço bem forte ela dá. O abraço vem acompanhado de um "ownnn" e tapinhas nas costas.
- ela sempre dormiu a noite a noite toda, mas precisava que a gente ficasse no quarto, ao lado do berço, até ela cair no sono. Desde que voltamos de viagem ela começou a dormir sozinha quando deixamos ela no quarto. (ou seja, o que era bom conseguiu ficar ainda melhor. posso????)
- ela entende TUDO, absolutamente TUDO o que a gente fala. As vezes a gente fica até meio em choque qdo vê ela reagindo a alguma coisa que falamos que tinhamos certeza que ela não estava entendendo. É óbvio que ela por diversas vezes finge que não entendeu, mas fica muito nítido que é quando não interessa. Sabe como?
- ela conhece todos os personagens da Disney. Aponta com precisão o Mickey, a Minnie, o Donald, a Margarida e o Pateta.
- ela aprendeu com a Gabi a fazer "Picaboo" e adora ficar com as maozinhas tapando o olho. As vezes ela faz Picaboo comigo e depois quer fazer com o pai, que está na sala. Aí ela sai andando com os olhos fechados pela casa e quase se estabaca na parede. ai ai ai...
- ela dança balançando os bracinhos e fazendo uma espécie de sapateado com os pezinhos. Isso é fofo demais.
- ela está longe de ser uma criança birrenta, mas começou a ter alguns mini ataques de birra. Outro dia beliscou o meu rosto e as vezes quando queremos tirá-la de algum lugar ela "desmonta" e tenta se jogar pra trás. Ainda bem que foram raras as vezes e ela aparentemente entendeu que aquilo estava errado. As birras não duram mais de alguns segundos, salvo por 1 vez que ela chorou por alguns minutos na viagem porque não ganhou um cookie, mas foi um fato isolado que não se repetiu mais. Acho que foi porque ela viu que ficamos ZERO afetados pelo drama.
- ela tenta se vestir sozinha há muito tempo, mas ultimamente tem conseguido de fato por a meia sozinha.
- durante o banho ela gosta de nos ajudar e gosta que a gente ponha sabão na mão dela pra ela lavar os pezinhos e a barriga. Depois do banho ela também gosta de ajudar a passar o hidratante.
- ela ama escovar os dentes e tomar banho. Até hoje nunca reclamou de ter que fazer nenhum dos 2. As vezes fica triste quando a tiramos do banho.
- ela está aprendendo que depois de brincar tem que guardar e quase sempre nos ajuda a colocar as coisas no lugar.
- ela adora desenhar. ela as vezes usa a mão direita, mas na grande maioria das vezes continua preferindo a esquerda para segurar o lápis, reforçando a nossa antiga suspeita de que ela possa ser canhota.
- ela nunca ficou doente, nem resfriada. Quando tem um dente nascendo, no dia mais crítico, ela fica meio emburradinha e com um pouquinho de corisa.
- ela tem 8 dentinhos.
- ela ama as minhas bijous e por ela fica o dia todo com pulseiras nos braços.
- ela continua comendo feito um elefante e engordando feito uma formiguinha. Ela está também crescendo a olhos nus. Uma verdadeira top.
- ela é super simpática com todos, manda beijo, dá tchau, faz gracinhas e tudo, mas claramente tem o seu campo de conforto e não curte muito grandes aproximações
- ela está começando a curtir bastante as bonecas no estilo nenê. Finge que está dando de mamar, colocando para dormir e talz. Fofo de tudo.
- ela as vezes finge que está dormindo e imita um ronquinho. rsss
- quando perguntamos se ela está relaxada ela deita e se espalha toda.
- antes, pela manhã, a gente colocava ela no nosso meinho da cama e enrolava ela pelo menos 1 hora. Hoje em dia ela só fica na cama até terminar o tetê. Depois quer ir pra sala brincar.
Ufaaaa. Certamente ela faz muito mais coisa, mas é impossivel registrar tudo. Muitas das coisas que coloquei aí na listinha ela já faz há bastante tempo, mas como não tinha registrado achei que valia colocar aqui. :)
Eita fasezinha boa :)