terça-feira, 19 de outubro de 2010

Quem poupa tem!

A Mariana me pediu outro dia dicas sobre extração e estoque de leite.

Vamos lá:

BOMBINHA

Logo que engravidei, a minha cunhada me emprestou a bombinha que tinha sido dela. É daquela marca MEDELA.

Acho sensacional.

Tive um pouco de dor nas 2 ou 3 primeiras vezes que usei e alguma dificuldade na extração, mas agora funciona que é uma beleza e não dói nada.

A OMS indica a extração manual de leite, mas pra mim é inviável. O processo é muito demorado e eu não consigo mais de 15 minutos no trabalho pra fazer isso. Com a bombinha elétrica tiro 180ml em, no máximo, 10 minutos.

Imagino que a indicação da extração manual seja por uma questão de higiene, então indico mais abaixo os cuidados que sigo RIGOROSAMENTE.

Sei que aqui no Brasil as bombinhas elétricas são bem caras, mas já ouvi dizer que algumas empresas alugam e pode ser uma boa opção.


ESTOQUE

Para armazenar o leite uso sempre os acessórios oficiais da bombinha que utilizo. Eles tem 2 opções: garrafinha com tampa rosqueável ou saquinhos descartáveis (estilo zip, mas específicos da MEDELA)

Sempre indico no recipiente os ml extraídos e a data da extração.

Nunca encho o recipiente até o final, já que o leite congelado expande e vaza.

Começei a estocar 1 mês e meio antes de voltar a trabalhar. Até hoje eu utilizei pouquissimas vezes esse estoque, já que o utilizo sempre o leite que tirei no dia anterior. O estoque serve apenas para eventuais emergências (transito, atraso de uma reunião, etc)

HIGIENE
Esse é um ponto CRÍTICO. O leite pode ser facilmente contaminado, então é muito importante seguir os cuidados a risca.

O que eu faço por aqui:

Limpei uma gaveta no meu freezer específica para os leitinhos. Não utilizamos ela pra mais nada.

Comprei todos os acessórios novos para a utilização da bombinha.

Toda vez que uso a bombinha, SEM EXCEÇÃO, esterilizo todos os acessórios, inclusive o tupware que utilizo para guarda-los

Na hora de extrair o leite, prendo os cabelos, lavo muito bem minhas mãos e braços (até a altura dos cotovelos) e utilizo o alcool gel.

Também pedi para limparem o congelador no trabalho e apenas eu utilizo esse espaço.


TRANSPORTE

Comprei uma bolsa térmica pequena e aquelas placas que congelam. Todos os dias levo as placas já geladas pro trabalho e coloco no congelador. Na hora de ir embora coloco o leite na bolsinha termica com essas placas e ele se mantem congelado até eu chegar na minha casa.

É importante que essa bolsa e placas também estejam sempre higienizadas.


E é assim que faço todos os dias e tem funcionado perfeitamente. O meu fluxo de leite não diminuiu nem um pouco e a Stella está linda e saudável.

Até hoje a pequena só experimentou o leite materno. Como diz o meu marido: quem poupa tem! :)

Espero que tenha ajudado.

4 comentários:

Dani disse...

Ajudou bastante!
Uma dúvida que eu sempre tive foi em relação ao volume que o bebê mama. A Stella toma tudo o que você tira? Este volume é para apenas uma mamada, não é?
Eu aluguei uma bomba da Medela, o preço é ótimo (uns 80 reais por mês) e as meninas da empresa de locação, super atenciosas.
Já tenho algumas garrafinhas no freezer...
O bom é que vou conseguir, também, dar quase todas as mamadas quando voltar a trabalhar fora de casa, provavelmente ela vai tomar uma, no máximo duas mamadeiras por dia. Acho que assim atrapalha menos a produção.
É muito bom saber de uma história bem sucedida. Fico mais tranquila...

Flá disse...

Dani, que bom que ajudou. Logo que começou a se adaptar com a mamadeira ela mamava só uns 80 ml, mas hoje em dia ela mama em média 180ml e as vezes até mais. Por isso eu tiro sempre na agência e no horário do almoco tiro mais um pouquinho pra garantir. Tb dou apenas uma mamadeira por dia. Aconteceu apenas 1 vez (hoje) de eu ter que dar 2 mamadeiras, mas estou me policiando pra evitar.
QQ dúvida me avisa. beijoss

Mariana disse...

Amei Flá. Aqui tenho uma da Lillo, tipo seringa, que o próprio tubo serve de mamadeira, veio o bico a parte que sai um fluxo perfeito; mas não consigo tirar mais que 80ml por peito. No início doei um pouco pra sarar da mastite. E esses dias tbm dei uma saída e tirei uns 200 mls. O que tirei e deixei no potinho congelado foi usado no mesmo dia e não teve problema, já o que tinha congelado antes, ficou o dia todo na geladeira e quando dei a noite ele vomitou todinho... Pra descongelar vc coloca de banho maria ou só depois que a água ferve? Bjs

Flá disse...

Mari, pra descongelar eu ponho no banho Maria. Na verdade tiro do freezer pela manhã e já deixo na geladeira pra ir descongelando ao longo do dia e depois esquento em banho maria.

Será que ele não vomitou porque mamou mais rápido ou mais quantidade do que quando mama no peito?

Beijos