quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Amamentação exclusiva- nós conseguimos

O Ministério da Saúde, que faz um trabalho excelente de monitoramento das redes sociais, me pediu para ajudar na divulgação da Campanha de Amamentação.

Fico muito feliz em poder contribuir, afinal o aleitamento materno é a estratégia isolada que mais previne mortes infantis, além de promover a saúde física, mental e psíquica da criança e da mulher que amamenta. Por isso, recomenda-se o aleitamento materno exclusivo por seis meses.

Não podia aparecer momento mais oportuno para esse pedido chegar, uma vez que amanhã a Stella completa 6 meses. Nós conseguimos. Chegamos até aqui apenas com leite materno. Eu não podia estar mais feliz.

Quando digo "conseguimos" e "chegamos" não estou me refirindo só a mim e a ela não. Conseguir manter essa nenê linda no aleitamento exclusivo demandou uma grande equipe.

E vamos aqui aos agradecimentos:

1) Obrigada papi, que me tranquilizou e me fez persistir lá no início, quando a Stella não estava ganhando peso. Sem esse grande suporte inicial, teríamos perdido o jogo antes de começar.

2) Obrigada Alê, que aguentou meus desabafos e se virou nos 30 para poder chegar em casa todos os dias as 17h para dar meu leitinho na mamadeira pra ela.

3) Obrigada Sissi, que me emprestou a bombinha de leite que fez toda diferença no processo.

4) Obrigada Mami e D. Ellen, que ficaram sempre na torcida.

5) Obrigada minha equipe querida da agência por segurar a onda e me permitir sair correndo várias vezes quando o circo estava pegando fogo.

6) Obrigada meu chefe, que me emprestou a salinha dele para eu tirar o leitinho todo dia as 17h.

7) Obrigada Helô que me ajudou a manter a rotina da Stella tão perfeita. Se a Stella não mantivesse os horários regrados, de nada adiantaria a minha disciplina.

Com esse timaço a gente chegou aqui e estou transbordando de orgulho.

Os benefícios são incalculáveis:

- O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os 6 meses, inclusive água, e é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite, porque foi feito para ele.

- Funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças.

- Além disso, é limpo, está sempre pronto e quentinho.

- A amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê.

- Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração.

Isso sem falar nos benefícios para a mamãe aqui.

Temos ou não temos motivos de sobra pra comemorar?

6 comentários:

Paloma Varón disse...

Parabéns, Flá, é uma conquista e tanto! E vc fez bem em citar que isso é um trabalho conjunto, porque, no início - e mesmo durante o processo - é preciso de muito apoio para as coisas darem certo. Tendo apoio e confiança, tudo flui.
Só falta o Ministério da Saúde fazer campanhas mais incisivas sobre como e onde procurar ajuda quando aparece algum problema. Dizer simplesmente "amamente" é pouco, pois tá cheio de pediatra receitando Nan nos berçários e consultórios. E uma mãe mais insegura aceita a prescrição sem discutir.
Beijos

Dani disse...

Sim, sim, sim, merecem todas as comemorações possíveis!
Parabéns a todo mundo que participou.
E saber que vocês conseguiram é uma super inspiração para mim (acho que já te disse isso); você me fez ter certeza que é possível (nenhuma amiga minha conseguiu) e que por aqui conseguiremos também.
Beijos

Unknown disse...

Parabéns por essa conquista... e também pela dedicação...
bjs

Izabel disse...

Flá,
Parabéns pela conquista!!
Parabéns também a toda a equipe de apoio, pois com certeza sozinhas a gente não conseguiria.
Concordo com o que a Paloma disse, o Ministério da Saúde precisava fazer também campanhas mais realistas, mostrando as dificuldades para que as mães saibam que isso é normal e que é possível contorná-las e continuar amamentando.
Beijinhos

Anônimo disse...

Muito orgulho de vc flá!
te amo
beijos
dani spin

Anônimo disse...

Acho que não é necessário dar os parabéns, a cara de saúde da Stellinha diz tudo. Infelizmente nem todas as crianças terão essa sorte. Lembro como se fosse agora do momento em que seu pai e eu estarrecidos ouvíamos a orientação que a pediatra da maternidade estava te dando. Sem saber que seus pais eram pediatra e nutricionista, a médica, muito novinha, se limitava a passar o protocolo da instituição. Não perguntou se a criança estava sugando ou se você tinha alguma dificuldade em amamentar,apenas se limitou a dizer que a Stella tinha perdido mais de 10% do peso e que mandaria te entregar uma lata de leite para você dar de complemento. Fico pensando que qualquer outra mãe seguiria essa orientação e quando levasse o filho à primeira consulta com o pediatra o estrago já estaria feito. Amamentar é tudo de bom mas não é fácil, principalmente para a mãe que trabalha, que não dispõe de horários flexíveis e de condições para retirar e armazenar o leite no local de trabalho. Como você bem disse, amamentar atualmente tornou-se um trabalho de equipe. Que não se condenem as mães que não tiveram a mesma sorte que você, que se faça um maior trabalho junto aos médicos e às maternidades (é mais fácil receitar leite do que lidar com a insegurança das mães e dos familiares), que se estabeleçam canais em que as mães possam tirar suas dúvidas.Quem sabe um dia chegaremos lá, as crianças irão agradecer.