terça-feira, 16 de novembro de 2010

Enxoval para bebês - dicas de uma mãe previnida

Quando eu estava grávida e fui fazer a lista do que comprar para o enxoval da Stella, recorri imediatamente a minha mãe.

A resposta dela foi: ih, filha... fiz essas compras há 30 anos. Não me lembro mais de nada. Óbvio que ela foi se aventurar empolgadésima comigo nas lojas, mas ficou girando feito barata tonta, assim como eu.

Essa semana, uma amiga dela que também vai ser avó, comentou que a filha pediu ajuda e ela também não lembrava mais de nada.

Me prontifiquei imediatamente a ajudar e fiz uma listinha, afinal pra mim só faz 6 meses e está tudo fresquinho na memória.

Foi quando me dei conta de que quando a Stella tiver os filhos dela, certamente terei esquecido de tudo. Então, já que fiz a lista, porque não registrar aqui, né? Uma mãe previnida vale por 2. :)

Filha, espero que na sua vez as coisas estejam muito mais modernas, os bebês já sejam auto-limpantes e tal. Senão, a base está aí.

Pode me agradecer daqui uns anos (muitos eu espero). rsss


Para a maternidade e primeiros 20 dias

Eu achava que não ia precisar de roupas RN, mas precisei sim. Tem que ter:

- 6 macacões com botão ou ziper frontal e sem gola - nessa fase o bebê suja muita roupa e muitas vezes não temos tempo para lavar.
- 5 bodies manga curta
- 5 bodies manga comprida
- 6 pares de meia
- 3 calcas sem pé
- 2 casaquinhos - a minha dica aqui é comprar casaquinhos de gola careca e sem capuz. As lojas fazem uns lindos com capuz, mas nessa fase que o bebê só fica deitado, eles não são nada práticos.

De 0 a 3 meses

- 6 macacões 0 a 3 meses com botão ou ziper frontal e sem gola -manga comprida ( se você comprar 6 dá, mas enjoa então eu compraria 8. tem gente que gosta de conjuntinhos de calca e blusa, mas acho que quando eles são pequenos assim, o macacão é bem mais confortável)
- 2 macacões 0 a 3 meses manga curta
- 5 bodies de manga curta
- 5 bodies de manga comprida
- 6 pares de meia
- 2 casaquinhos

De 3 a 6 meses

- 5 macacões 3 a 6 meses - com essa idade já dá pra usar uns mais bonitinhos, com gola se quiser, porque o bebê não é mais tão molinho
- 2 macacões 3 a 6 manga curta
- 5 bodies de manga curta
- 5 bodies de manga comprida
- 4 pares de calça sem pé
- 2 pares de calça com pé
- 2 casaquinhos
- 6 pares de meia
- Se for menina: vestidinhos- até os 6 meses eu quase não coloquei vestido em você. Como elas não ficam sentadas ainda, a roupinha fica subindo, desconfortável. Certamente você vai ganhar alguns, e não aguentará a tentação de comprar pelo menos 1, mas eu não gastaria muito dinheiro com isso porque não compensa.

Acessórios

- 2 gorrinhos
- 1par de luvinhas
- 2 chapeuzinhos para o sol
- babadores - compre vários. mesmo não comendo, a partir dos 3 meses elas babam DEMAIS.
- fraldinhas de boca e de ombro- compre muitas também. compraria umas 10 de cada. você vai usar umas 4 por DIA (regurgito, baba, etc)
- lacinhos e faixinhas de cabelo - quantidade determinada de acordo com o nível de peruice da mãe. hehehehe


Roupa de Cama e Banho

- 3 ou 4 jogos de lençol para o berço
- 3 fronhas para travesseiro extra
- 2 jogos de lencol para o carrinho
- 4 cobertores-
- 4 toalhas de banho com capuz- de preferencia das forradas com tecido de fralda

Para o quarto

- berço/comoda (obvio. rss)
- poltrona amamentacao
- lixo para fraldas que vedam o cheiro
- na mesinha ao lado da poltrona de amamentação- reloginho (para controlar o tempo das mamadas), garrafa de água, abajour, radinho ou caixinha para Ipod, caixinha para papel Klinex.
- banquinho/puff para apoiar as pernas
- porta fraldas- para pendurar ao lado do trocador, para as fraldas ficarem sempre a mão
- almofada de amamentação
- travesseiro anti sufocante- eu compraria até 2, porque eles regurgitam e suja muito.
- cesto de roupa suja - acredite, esse cesto estará sempre cheio.
- mobile para o berço
- cabides
- babá eletronica com vídeo

Para Casa:

- tapete de atividades
- cadeirinha para o bebê
- balde e bacia exclusivos para as coisinhas do bebê
- mamadeiras ( mesmo amamentando você pode querer tirar leite para alguma emergencia)
- tupware para esterilizar mamadeiras e chupetas no microondas

Para Higiene e Saúde:

- termometro
- kit higiene para unhas + lixa de unha
- kit escova e pente
- bolsinha termica para colicas
- kit higiene (com potes para por algodao, cotonete, pomada anti assadura e garrafinha termica)
- escovinha e massageador de gengivas
- chupeta e mordedores
- aspirador nasal- todos dizem que é superfluo, mas quando a Stella ficou com o narizinho entupido eu usei bastante e gostei.

Para viagem e passeio:

- sacola de passeio com trocador
- saquinhos descartáveis para dispensar fraldas
- Canguru ou sling para levar o bebê- eu prefiro o canguru.
- berço desmontável- acho bom para não acostumar o bebê a dormir com os pais quando forem viajar.

Necessaire do bebê:

- algodão
- lenços Umidecidos (só uso em casos críticos, porque pode assar o bebê)
- cotonete
- soro fisiologico - para limpar os olhinhos
- shampoo neutro (uso um Johnson's que é shampoo e sabonete ao mesmo tempo)
- creme para assaduras
- fraldas RN e P ( eu usei as RN por quase 2 meses)

Para a Mamãe:

Coisas que eu comprei para mim e ajudaram demais:

- pomada Lasinoh para os seios- ajuda muito a cicatrizacao.
- pijamas e roupas com abertura frontal - acredite, depois de 6 meses você nunca mais vai querer ver uma camisa de abotoar, mas infelizmente elas são absurdamente uteis caso você vá amamentar
- sutia de amamentacao
- protetores para os seios
- bombinha para extração de leite
- saquinhos descartáveis e recipientes para armazenamento de leite

9 comentários:

Izabel disse...

Adorei a listinha, minha filhota já está com 13 anos e eu não tinha mesmo a menor idéia de quantidade para o enxoval do próximo baby!!!
Beijinhos

Mariana disse...

Gostei da listinha! Recebi várias nessas lojas de enxoval mas acabei comprando aos poucos dependendo da necessidade. Ganhei bastante roupa, comprei bastante bodies (Stella, body é o coringa atualmente, juntamente com os macacões com zíper para os pequenos!). Seria perfeito para o futuro roupas que acompanhassem o crescimento da criança, tudo bem que enjoaríamos, mas a economia seria grande. Bjs

Unknown disse...

Obrigada pelas dicas...
bjs

Thais disse...

Hahahaha, adorei o bebê auto-limpante. Ia ser tudo!

O segundo filho acho que sai bem mais fácil e barato, né?

Bjos

Sarah disse...

Nossa, a lista tá mesmo completa!! Realmente os bodies são tudo, super práticos. Engraçado vc comentar sobre os vestidinhos... tenho um menino, mas se fosse menina com certeza ia comprar zilhões, hahahah!!
beijo!

Camila Bandeira disse...

Que mega post ultra completo! Parabéns. Stella e as mães blogueiras agradecem! Bjo

Anônimo disse...

Meu deus mas que organização e praticidade? Ela nem foi para a escola e já tem a lista completa do enxoval para o bebê! Fantástico! Como provavelmente eu vou precisar de um help quando for a minha vez... Stellinha, a titia vai pegar a sua lista emprestada, tá?
hahahaha! Adorei Flá... incrível!
beijokas!
te amo!
dani spin

Kah disse...

Sem body seu neto não fica! haha
Beijão!

Ive disse...

Fla, sabia que não tinha sido por acaso que eu te conheci, hehehe. OBRIGADA!